THE INDEPENDENT

Como virar uma máquina de pautas - e publicar todas elas

Um curso para você experimentar a sensação de descobrir algo que ninguém sabe, e mesmo sem ter um emprego, uma fonte poderosa, um currículo jornalístico nível Lattes ou uma poupança para aventuras jornalísticas. Descubra a sensação de conseguir fazer jornalismo relevante por conta própria. Aprenda, de forma extremamente prática e atualizada, os detalhes de como unir técnica e criatividade para idealizar, planejar, apurar e publicar histórias relevantes em qualquer área de interesse e em qualquer mídia. É profundo. São 28 aulas, com demonstrações práticas, bem didáticas (mais detalhes abaixo). O instrutor é Breno Costa, fundador do BRIO, chefe de Desenvolvimento Jornalístico e que, por seis anos, foi repórter da Folha de S.Paulo, passando pela cobertura de política, economia, cidades, meio ambiente, administração pública e integrando a equipe de investigação do jornal. Todas as aulas são em vídeo e você assiste quando e quantas vezes quiser. Todas as aulas se aplicam a qualquer área de interesse no jornalismo: da política à cultura, passando por economia e esporte. 

ACESSE AGORA. APENAS R$ 39

+ PARTICIPAÇÃO EM GRUPO DE WHATSAPP COM JORNALISTAS DA SUA REGIÃO

+ SEU PERFIL NO NOSSO BANCO INTERNO DE TALENTOS PARA FREELAS E VAGAS FIXAS NO MERCADO

ASSISTA DE GRAÇA

A aula acima é a sexta do Eixo 1. O conteúdo completo você pode conferir abaixo. Nessa aula específica, Breno apresenta a importância das ideias para um jornalista. Mais que isso, o vídeo mostra como você pode, na prática, passar a ter maior controle sobre elas, estimulando um ritmo constante de inovação e de olhar atento para pontas soltas nas suas leituras que podem se tornar pautas relevantes no futuro. Tudo começa com um insight. Mas ele só vem se você está aberto a recebê-lo.

O CONTEÚDO DO CURSO

EIXO 1 - PLANEJAR

AULA 1 - Entendimento sobre a importância do planejamento e organização

Como lidar com a escassez de tempo sem que isso impeça produções jornalísticas relevantes? Como conciliar a produção de reportagens com outras obrigações profissionais? O design thinking como um elemento essencial para jornalistas. As ferramentas essenciais para você se planejar e se organizar melhor.

AULA 2 - Criação de rotinas e processos

Como calcular de forma realista as horas que você tem disponíveis. A importância das pausas e de uma vida pessoal saudável para uma melhor produtividade. Como criar objetivos de médio e longo prazo, mas com missões semanais. Ferramentas que irão te ajudar a definir processos e rotinas.

AULA 3 - Gerenciamento de obrigações

Uso eficiente de métodos de planejamento e controle de tarefas. O cálculo do tempo estimado para cada obrigação e como situar isso dentro da sua agenda. Como bloquear distrações e fazer suas horas de trabalho compensarem.

AULA 4 - Leitura como jornalista. Referências para fora do jornalismo.

Por que a leitura por jornalistas é diferente de uma leitura comum. A importância do inglês. Marketing, gestão e design como aspectos importantes para sua rotina de leituras. O bloco de anotações como seu melhor amigo na hora da leitura. Leituras futuras como algo tão essencial quanto suas leituras do momento. Desvendando o modus operandi de um repórter pela leitura.

AULA 5 - Automatização de recebimento de notícias

Criação de filtros, automatizações, macetes para uso de ferramentas do dia a dia. Rondas periódicas em fontes mais essenciais de informação.

AULA 6 - Processo criativo e organização de insights

O registro intensivo de ideias como algo essencial para um jornalista. Dicas práticas para tornar seu ambiente de trabalho propício para o surgimento de novas ideias. Como armazenar materiais de referência, sem deixar escapar nada. A perspectiva de pensar como um editor no seu dia a dia. 

AULA 7 - O que é uma pauta

A diferença entre ideia e pauta. Pauta como um produto do processo criativo. A pauta como um objeto de venda. A importância estratégica de encantar um editor. A escrita assertiva como instrumento atrativo.

AULA 8 - Como transformar uma ideia em pauta

Apresentação de metodologia completa.

AULA 9 - Como produzir várias pautas ao mesmo tempo

Uso otimizado do gerenciamento de tempo. Calcular tempo necessário para o desenvolvimento de cada uma delas, considerando o planejamento específico feito. O comprometimento com deadline. O cálculo necessário para finalização da pauta.

EIXO 2 - PRÉ-PRODUZIR

AULA 1 - Como obter fontes

Como encontrar fontes relevantes para suas apurações nos seguintes universos:

Funcionários públicos, assessores de autoridades, servidores do quadro técnico, funcionários em missão oficial, exonerados recentes, fornecedores do governo, ex-funcionários de companhias, advogados, partes em processos trabalhistas, acadêmicos em geral, diretores de empresas, promotores e procuradores, e agentes públicos.

AULA 2 - Como cultivar fontes

Categorização, arquivamento de informações estratégicas sobre eles, definição de periodicidade de contato, criação de espaço dedicado a esses contatos.

AULA 3 - Como gerenciar as informações coletadas na pré-apuração

Categorização como algo fundamental na produção jornalística. A importância da sincronização online-offline.

AULA 4 - Como fazer entrevistas mesmo sem fazer parte de um veículo

Jornalista é jornalista, mesmo que freelancer. Repórter como pesquisador e verificador de “informações preliminares”. Assessoria de imprensa como recurso a ser usado somente com apuração já avançada. 

AULA 5 - Como entender tudo o que importa sobre sua área de interesse

Como buscar e analisar regimentos internos, as legislações cruciais dentro da sua área de interesse, estudos relevantes.

AULA 6 - Como montar um mapa para sua apuração

Apresentação de mapa desenvolvido diretamente pelo BRIO para facilitar o seu processo de apuração.

AULA 7 - Como levantar informações relevantes em Diário Oficial sobre qualquer área

Apresentação geral do Diário Oficial e seus caminhos secretos. Seções 1 e 2.

AULA 8 - Como investigar contratos públicos e licitações

Seção 3 do DOU. Uso eficiente do Painel de Compras do governo federal.

AULA 9 - Como investigar o destino do dinheiro público - Parte 1

Uso eficiente do Portal da Transparência e do Portal dos Convênios.

AULA 10 - Como investigar o destino do dinheiro público - Parte 2

Como analisar e extrair informações relevantes de relatórios de gestão e relatórios de auditoria.

AULA 11 - Como investigar o destino do dinheiro público - Parte 3

O Siga Brasil como a melhor maneira de seguir o destino do dinheiro público, da elaboração do Orçamento até o depósito em conta-corrente específica.

AULA 12 - Como levantar processos e inquéritos na Justiça

Como investigar pessoas, empresas, acompanhar temas específicos. Macetes para acompanhar processos. A importância do Diário Oficial da Justiça.

EIXO 3 - VENDER E PRODUZIR

AULA 1 - Estratégia de venda de pautas - forma e timing

Apresentação de padrão geral para apresentação de pauta para um veículo. A importância da pesquisa atenta para não vender algo que já foi publicado. Antecipação significativa em relação a efemérides. Como se colocar à disposição em viagens. A melhor maneira de fazer o contato com editores e se preparar para uma resposta.

AULA 2 - Burocracias importantes para você freelar

Abertura de MEI, geração de nota fiscal, criação de modelo de invoice (recibo), preparativos para freelas internacionais.

AULA 3 - Como precificar seu trabalho

As melhores estratégias e cálculos para você cobrar o preço justo pelo seu trabalho, levando em consideração as suas necessidades do mês e o avanço estratégico em relação a novos contatos dentro do universo jornalístico.

AULA 4 - Como complementar sua apuração e manter o editor informado

A importância da transparência e dos contatos frequentes e sistematizados com o editor de acordo com o prazo de entrega da reportagem.

EIXO 4 - PUBLICAR

AULA 1 - Como preparar e escrever o seu texto com alta qualidade

O roteiro cinematográfico como um bom amigo para o seu texto. Estruturação prévia do texto. Técnicas específicas. Reforço da importância da leitura de qualidade, inspiracional.

AULA 2 - Como publicar autonomamente e conseguir repercussão

Estratégias, técnicas e ferramentas para você publicar por conta própria, atingir público relevante e estimular a fidelização dessa audiência.

AULA 3 - Como desenvolver sua própria marca e ser requisitado para outros trabalhos

A importância de um site próprio. O jornalista como marca, ultrapassando receio de ser visto como marqueteiro. Uso eficiente de redes sociais. O balanço entre reportagens e análises.