Primeiros Passos #017 – Carolina Oms

O início da carreira de Carolina Oms foi no Terra Magazine, onde aprendeu na marra como ser repórter, conseguir informações e a não aceitar um não como resposta.

“Eu era muito insegura. A produção do Terra Magazine era uma pauta por dia. No início você liga pra fonte, hesita, aceita não, mas tem de entregar. Mas com base na pressão, no deadline, você acaba conseguindo fazer e se acostumar”.

De lá, foi para o Valor cobrir finanças e seguros, assuntos áridos e especialmente difíceis para quem está dando os primeiros passos.

“Desde que eu iniciei o processo de seleção do trainee, eu comprava o jornal todos os dias, e gastava uma, duas horas do dia lendo aquilo tudo, e o Valor é um jornal grande. Com o tempo, eu fui aprendendo”.

Hoje ela é diretora de redação da Revista AzMina, uma das novas publicações online de jornalismo independente do Brasil, que sobre principalmente questões de gênero. Carolina lembra que uma das principais preocupações desde o início da revista era garantir a sustentabilidade financeira, pois sem conseguir remunerar os colaboradores, a iniciativa ficaria bem limitada

“O voluntariado é um privilégio. Não é todo mundo que pode largar tudo e receber em gratiluz. A maior parte dos custos vem de doações de leitores, e uma pequena parte por fundações”.

A principal fonte de receita, que banca a operação da AzMina é a colaboração recorrente e mensal da rede de leitoras e leitores, que contribuem com valores de R$ 10 a R$ 50 e, com isso, não apenas garantem a existência da revista, mas também participam editorialmente.

“Não estamos no vermelho. Temos uma reportagem por semana ao menos. Uma coluna por semana ao menos. O que a gente queria é fazer mais, e aí a gente busca apoios internacionais. O que tem mais impacto, o que pauta outros veículos, é o jornalismo. Nesse jornalismo que a gente faz, não inventamos a roda, seguimos os princípios básicos”.

Assine (de graça) no seu aplicativo de podcast preferido:

AnchorApple PodcastsCastBoxDeezer iHeartRadioOvercastPlayerFMPodTailRadioPublicRSSSoundCloudStitcherTuneIn

É movido pela curiosidade e virou jornalista só para saber das coisas antes dos outros. Adora contar e ouvir histórias e é um entusiasta de podcasts. Trabalhou 12 anos na CBN, onde fez de tudo (mesmo) e foi de estagiário a gerente de jornalismo. É mentor do BRIO, dá aula na PUC e está estudando chinês: já sabe falar 我不会说中文. Mora no Rio e não vê alternativa fora do jornalismo. Fale com ele.