#005 Rodrigo Menegat, sem medo dos números

Como ouvir:

Assine (é de graça) no seu aplicativo de podcast preferido.

Apple Podcasts SoundCloudCastBoxTuneInStitcheriHeartRadioPodTail RadioPublicPlayerFMOvercast RSS

Este episódio:

Rodrigo Menegat nem sempre foi fã dos números, como muitos jornalistas, mas percebeu que entre planilhas e códigos de programação havia várias boas histórias. Partindo das planilhas, Menegat avançou sobre as linguagens de programação, principalmente Python e JavaScript, para apurar, analisar e apresentar suas reportagens.

Neste episódio, ele conta como se encontrou no jornalismo de dados, dá dicas de por onde começar e conta que o esforço inicial para escrever um código poupa várias e várias horas no futuro, com a vantagem de poder ser usado em outras apurações.

“Se você se vira bem com Excel, já está no top 10% dos repórteres que sabem lidar com dados”, afirma Menegat, que hoje faz parte da equipe de jornalismo de dados do Estado de S. Paulo. Além das planilhas, outro ponto de partida para os iniciantes são os portais da transparência do poder público.

Reportagens citadas:

O que 15 mil tweets revelam sobre o seu candidato

Nas ruas do Brasil, a ditadura ainda vive

The Pudding: The Words That Are “The Most Hip Hop”

Autor citado:

Philip Meyer: Precision Journalism: A Reporter’s Introduction to Social Science Methods

Saiba mais:

Mentor do BRIO dá o caminho para entender jornalismo de dados

É movido pela curiosidade e virou jornalista só para saber das coisas antes dos outros. Adora contar e ouvir histórias e é um entusiasta de podcasts. Trabalhou 12 anos na CBN, onde fez de tudo (mesmo) e foi de estagiário a gerente de jornalismo. É mentor do BRIO, dá aula na PUC e está estudando chinês: já sabe falar 我不会说中文. Mora no Rio e não vê alternativa fora do jornalismo. Fale com ele.