Conheça o site Outra Saúde, cujo foco principal é o SUS

*Por Maíra Mathias

Outra Saúde é um site lançado num ano simbólico para nós, brasileiros. Em 2018, nossa Constituição completa 30 anos – e com ela, o SUS. Considerado por muita gente a política pública brasileira mais estruturada e participativa, o Sistema Único passa por uma crise. Não é exclusividade nossa. Ao redor do mundo, outros sistemas públicos universais também sofrem com cortes de verbas e têm à frente desafios como o envelhecimento e o consequente aumento dos custos com doenças crônicas e degenerativas. É o caso do NHS, no Reino Unido.

Do lado de cá da linha do Equador, contudo, a saúde pública está numa encruzilhada: parcela politicamente importante da população, a classe média, não usa seus serviços de atendimento (embora se beneficie das vacinas, tratamentos complexos, vigilância sanitária, para citar alguns setores que rompem a bolha) e, portanto, não o defende. Já os cerca de 150 milhões de brasileiros que dele dependem exclusivamente sofrem com filas para realizar exames e cirurgias (isso quando conseguem diagnósticos).

A saúde é considerada a principal preocupação dos eleitores na maior parte das capitais, mas é pouco debatida. Desde a redemocratização, independente da orientação ideológica de quem ocupa o Planalto, o SUS foi sendo enfraquecido com falta de financiamento (caso da DRU), falta de planejamento estratégico (programas são criados e não têm continuidade) e subsídios fiscais, que são direcionados para o mercado de planos e seguros de saúde. As empresas, aliás, pressionam cada vez mais o setor público reivindicando verbas e participação nas decisões.

É nesse contexto, e para colocar em evidência essas (e muitas outras) questões, que criamos o Outra Saúde, primeiro site temático de Outras Palavras. Queremos oferecer informação contextualizada para nosso leitor, que por enquanto, oscila entre o público do Outras Palavras e o público mais orgânico da saúde, como estudantes, profissionais e gestores.

Tocamos o dia a dia num espírito de guerrilha: acordamos de madrugada para fazer a newsletter diária (e gratuita) com um resumo das principais notícias daqui e dos veículos estrangeiros; ao mesmo tempo produzimos reportagens de fôlego, com muita análise e contextualização.

Também temos entrevistas em vídeo, textos de opinião de colaboradores e não abrimos mão de fazer curadoria e republicação do que está sendo publicado por aí (e é copyleft). E isso com uma equipe de duas jornalistas, ambas equilibrando a vontade de fazer o projeto acontecer com as demandas diárias dos empregos em outras redações. Para conhecer o Outra Saúde, é só acessar aqui.

*Maíra Mathias é editora do Outra Saúde e repórter da Fiocruz. Atua na saúde pública há 10 anos, com passagens pela Unasul e pela secretaria estadual de saúde do Rio. Tem mestrado em literatura brasileira pela UFF, onde também fez a graduação em Jornalismo.

***

Você tem uma iniciativa e não consegue tirar ela do papel? Experimente o BRIO Sprint, uma mentoria online e intensiva.

Brio Hunter
Ajudamos jornalistas a se expandir como profissional. Faça parte.