Estas são as principais newsletters que todo jornalista deveria acompanhar

Um bom jornalista deve estar sempre bem informado. Mas, com novas iniciativas surgindo diariamente, fica difícil saber qual acompanhar.

E, vamos combinar, abrir site por site a cada dia é cansativo e leva tempo.

Pensando em uma forma de fazer com que você fique sempre atualizado, com notícias, artigos, estudos chegando frequentemente no seu e-mail, selecionamos algumas newsletters. Elas possuem focos e frequências diferentes. Algumas são em português, outras em inglês, algumas são pagas, outras gratuitas. É claro que você não precisa assinar todas.

Mas todas essas newsletter são, de alguma forma, fundamentais para você seguir bem informado. Selecione a(s) que você acha que é mais interessante e voilà: não perca nenhuma novidade!

19 newsletter que todo jornalista precisa acompanhar

BRIO: receba quinzenalmente “alguns insights sobre aquelas coisas que não podemos perder de vista como produtores de conteúdo”. Além disso, semanalmente, você recebe no seu email os melhores posts do nosso blog. Faça parte do BRIO aqui.

Farol Jornalismo: discute iniciativas, estudos, inovações e tendências no jornalismo nacional e internacional. Assine aqui.

ObjETHOS: newsletter do departamento de jornalismo da pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina, que debate mais academicamente a ética jornalística. Assine aqui.

Meio: principal referência em newsletters no Brasil, é composta por notícias que chegam na manhã de segunda a sexta-feira no seu e-mail. Eles garantem que “a leitura demora menos de oito minutos”. Assine aqui.

a_nexo: notícias, artigos, pesquisas e reportagens do Nexo e de outras jornais, do Brasil e do mundo. Assine aqui.

Abraji: algo mais ligado ao que a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo está atenta. Tem um direcionamento de defesa do jornalismo como instituição, alertando para ataques à liberdade de imprensa. Assine aqui.

Poder360: tudo sobre política. Assine aqui.

Update Politics: para acompanhar inovação política e iniciativas na América Latina. Assine aqui.

JOTA: newsletter para acompanhar notícias jurídicas. Existem diversos planos disponíveis que variam de acordo com a periodicidade da entrega. Assine aqui.

Bravo!: para acompanhar indicações de livros, discos, festivais, exposições, além de agendas culturais, com foco em São Paulo e Rio de Janeiro. Assine aqui.

Highbrow: newsletter coringa para aprender dezenas de assuntos diferentes. Você escolhe um dos inúmeros temas (psicologia, história, ciência etc.) e recebe durante dez dias um e-mail diário sobre o conteúdo escolhido. Existe a opção gratuita e a paga. Assine aqui.

Nieman Lab: newsletter do núcleo de jornalismo de Harvard, apresenta estudos, pesquisas, artigos, indicações e análises sobre jornalismo. Assine aqui.

Journalism.co.uk: traz vagas, eventos e press-releases de jornalismo, além de análises sobre veículos e mercado de trabalho. Assine aqui.

MediaShift Daily: analisa a intersecção entre mídia e tecnologia e trabalha com workshops, hackathons, podcasts e treinamentos. Assine aqui: http://mediashift.org/

Columbia Journalism Review: newsletter do departamento de jornalismo da Universidade de Columbia. Discute inovação, negócios no jornalismo, notícias locais e também uma cobertura mais nacional dos Estados Unidos. Assine aqui: https://www.cjr.org/

The Week in Fact-Checking: newsletter do Poynter Institute que fala sobre o que está rolando por aí sobre checagem de fatos. Assine aqui: https://www.poynter.org/

IJNET: newsletter da Rede Internacional de Jornalistas, em português ou inglês, traz uma cobertura geral sobre jornalismo. Assine aqui: https://ijnet.org/pt-br

The New Yorker: receba os principais artigos da revista diariamente. Assine aqui: https://www.newyorker.com/

New York Times: O New York Times possui uma lista variada de newsletters, sobre os mais diversos temas. Entre as opções, Race/Related, que fala sobre racismo, e Science Times, sobre o corpo humano. Conheça todas aqui: https://www.nytimes.com/newsletters?mcubz=1

Conclusão

E aí, curtiu a nossa lista? Sentiu falta de alguma newsletter? Comenta abaixo ou nas redes sociais que teremos o prazer em te responder.

Lara Mizoguchi
Ama conhecer novas histórias e poder contá-las. É gaúcha e morou cinco anos no Rio de Janeiro, onde trabalhou no jornal Extra e com marketing digital. Atualmente, cursa um mestrado em Estudos Culturais, em Bordeaux, na França. Sua utopia é que o jornalismo seja capaz de transformar – para o bem – o mundo. Fale com ela no [email protected]