Como se preparar para não perder nada no Congresso da Abraji

No final deste mês acontece o 13º Congresso de Jornalismo Investigativo da Abraji, o que pode ser considerado o maior encontro de jornalistas do país. Em um só lugar, os participantes se reunirão com jornalistas gabaritados para continuar fazendo um jornalismo relevante e inovador.

Neste texto separamos tudo o que você precisa saber para se preparar para o evento antes de chegar em São Paulo. E, assim, e não perder nenhuma oportunidade que a Abraji oferece.

Além das nossas sugestões, também é importante mencionar a presença do fundador do BRIO, Breno Costa, que estará no painel sobre Treinamento e Mentoria jornalística representando o BRIO.

3 dicas de quem já foi

E, por falar em oportunidade, a professora universitária Katia Brembatti participa do congresso há 10 anos e dá algumas orientações para aproveitar ao máximo a experiência.

Planeje a sua grade:

Muitas pessoas vão até o evento porque querem muito assistir a uma palestra ou fazer algum curso. Como as vagas são limitadas, é bom aproveitar e se inscrever antes. A programação está disponível neste link

“Vale lembrar que toda a grade ainda não fechou, então coisas legais podem aparecer. As palestras que são no auditório e que não têm evento paralelo no horário também são sujeitas a lotação e costumam ter filas. Recomendo que o/a participante vá antes para não correr o risco de ficar de fora do auditório”, explica Katia.

Tempo é dinheiro, e também networking

“Tudo acontece ao redor do congresso, por isso vale a pena pagar um pouco mais em um hotel ou airbnb para acabar não gastando mais com deslocamento”, afirma Katia.

Estando próximo a Anhembi Morumbi, local onde será o evento, você ganha tempo e novos contatos. “O principal objetivo do evento é fazer networking. Há vários intervalos durante as palestras e horários previstos para conhecer novas pessoas. Recomendo aproveitar a noite, pois é comum o pessoal marcar cervejada ou outro tipo de evento que possibilite se aproximar de algum jornalista de um jeito legal, para conhecer mais a história dele, o que você não conseguiria durante o evento”, orienta a professora universitária.

Experimente o novo

Por último, Katia sugere que o congressista escolha algo que não está no radar. Se a sua área de interesse é esporte, por que não dar uma experimentada em cursos para desmentir fake news? Ou aprender a cobrir lobby? Assim, o participante terá a oportunidade de experimentar algo novo e diferente. A Abraji já fez uma lista de cursos de Jornalismo de Dados do básico ao intermediário. É só conferir aqui.

O pulo do gato: extras da equipe

Nossa equipe já participou das edições anteriores e vai apresentar algumas informações importantes para você guardar no bolso.

São Paulo é a cidade mais cara do Brasil e da América do Sul. Logo, é importante dar uma pesquisada em hotéis próximos ao evento e locais com refeições que caibam no bolso.

A Abraji fez um mapa indicando hotéis, restaurantes e linhas de ônibus:

Nesta página, também fornecida pela Abraji, você localiza preços promocionais de hotéis, passagens aéreas e seguro de viagem. Todas as dúvidas sobre pagamento, horas complementares, certificado, etc, estão disponíveis neste link. Grupos de seis ou mais pessoas têm descontos que podem ser conferidos aqui.

Extra!

O Slaviero Essential Moema é o hotel mais próximo do congresso. É lá que boa parte dos palestrantes ficam hospedados. Se você for sozinho, o valor da estada pode ficar um pouco salgado. Por isso, é interessante aproveitar o grupo do BRIO no WhatsApp para trocar figurinhas e encontrar uma dupla bacana. 

Outras opções próximas são o Hotel Travel Inn The Word (R. Gomes de Carvalho, 1005) e o Mercure São Paulo (R. Santa Justina, 210). Eles estão localizados a poucas quadras da universidade.

Extra! Extra!

É comum encontrar lanchonetes ao redor da universidade, pratos feitos e restaurantes caros. Então, se você está com pouco dinheiro, vale a pena dar uma pesquisada no que tem ao redor. Dá pra ir para São Paulo, comer bem, dormir bem e gastar pouco, é só se organizar antes.

Extra! Extra! Extra!

No congresso serão vendidos livros de jornalismo e normalmente alguns jornalistas estarão lá autografando obras. Por enquanto, não há presenças confirmadas. No entanto, se você é um bom leitor e curte o investimento, é interessante se programar para essas compras.

O BRIO também marcará presença

Para quem ainda não é cliente do BRIO e gostaria de conhecer um pouco mais sobre a mentoria jornalística, Breno Costa marcará presença no 13º Congresso e irá explicar pessoalmente tudo o que o BRIO já tem feito por jornalistas no país inteiro.

“Não adianta pedir jornalismo de qualidade se quem faz jornalismo não está preparado para entregar um trabalho de qualidade”, crítica Breno. “A Abraji é a instituição que melhor representa o jornalismo brasileiro e que busca qualificar os jornalistas a buscarem informações relevantes”, continua. Por isso, deve-se participar desses eventos para conhecer novas formas de fazer jornalismo e ir além do que é aprendido nas universidades. 

Embora o BRIO tenha participado do congresso em 2015, é a primeira vez que falaremos sobre capacitação jornalística. Alguns cases do programa também serão compartilhados para o público entender até onde o BRIO já chegou.

“Vamos falar sobre o nosso programa de mentoria e da importância deste tipo de acompanhamento individualizado para jornalistas no desenvolvimento da carreira profissional”, diz Breno.

O painel treinamento e mentoria de jovens jornalistas acontecerá no sábado, 30 de junho, das 9h às 10h30. A palestra também contará com Carla Miranda, coordenadora de desenvolvimento editorial do Estadão e responsável pelos cursos de focas do veículo.

Informações do serviço:

O que? 13º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo | Onde? Universidade Anhembi Morumbi, Rua Casa do Ator, 275, Vila Olímpia – São Paulo, SP | Quando? 28 a 30 de junho de 2018 | Como? Inscrições até 25 de junho em congresso.abraji.org.br

Um bom evento e nos vemos lá!

***

Para os clientes BRIO, sexta-feira acontecerá uma cervejada para reunir o pessoal que só se conhece online. Se você ainda não está no grupo do WhatsApp e vai ao congresso, escreva no Brio Nacional para ser incluído.

Bruna Teixeira
Apaixonada por jornalismo, acredita na profissão como uma ferramenta de transformação social e pessoal. Entusiasta do jornalismo digital e com vivência em marketing digital, Bruna já passou pela redação da BandNews FM, Rede Massa, e também pela Gazeta do Povo – onde contribuiu para a apuração da série “Crime Sem Castigo”, vencedora do Esso em 2013. Fale com ela pelo [email protected]