6 fotojornalistas para você se inspirar

Fotografia é sobre bagagem, é sobre conhecimento de mundo, é sobre gente que fotografa gente e conta boas histórias. Separei seis excepcionais fotojornalistas mulheres para você conhecer, se inspirar e acompanhar o trabalho feito por elas. Também aproveite para indicar mais mulheres incríveis para compor nossa lista de inspirações.

Raquel Cunha

Raquel é fotojornalista e possui um extenso trabalho fotográfico registrando o nosso Brasil. Já teve fotos publicadas pela Associated Press (AP), Agence France Press (AFP), Xinhua (CHINA), Elsevier (NETHERLANDS), European Press Agency (EPA), Porsche Magazine, Getty Images e El País. Hoje trabalha na Folha de São Paulo e na TV Globo. Inspire-se e acompanhe o trabalho dela para se impressionar.

Raquel Cunha
Raquel Cunha / Arquivo pessoal

Daniela Justus

A cada 80 mil nascimentos, um caso raro: o nascimento de um “bebê empelicado”, que é quando as crianças nascem dentro de bolsas gestacionais. Além de ter o privilégio de ver e documentar este acontecimento, Daniela já fotografou uns 180 partos e possui muitas outras histórias para contar – algumas delas disponíveis aqui para você se inspirar.

Daniela Justus
Daniela Justus / Arquivo pessoal

Alice Martins

A fotojornalista que desenvolve um incrível trabalho cobrindo crises humanitárias e conflitos armados no Oriente Médio, possui um portfólio superinspirador, principalmente para você que se interessa por cobertura de guerra. Colaboradora regular do The Washington Post, Alice vive hoje no Iraque. Os jobs desta grande jornalista já foram apresentados na Harper, na TIME, na Stern, na Leica Fotographie International, na Newsweek, entre outras publicações.

Alice Martins
Alice Martins / Arquivo pessoal

Mônica Zarattini

Quem nunca fez um fotão com a câmera do celular? Com uma conta no instagram inspiradora, Mônica só publica fotos registradas com o próprio iPhone. Foi editora de fotografia do O Estado de S. Paulo e também repórter fotográfica. Hoje, é doutoranda na USP e pesquisadora da fotografia contemporânea brasileira. Você pode acompanhar uma breve e cativante trajetória fotográfica de Mônica pela rede social que linkamos ali em cima.

Mônica Zarattini
Mônica Zarattini / Arquivo pessoal

Isabella Lanave

Com um trabalho voltado às questões contemporâneas relacionadas a saúde mental e de gênero, Isabella possui um riquíssimo trabalho singular que você pode acompanhar aqui. Além de retratos ímpares da própria família, ela desenvolveu o projeto Fátima, em que conta um pouco da doença da sua mãe. O material foi publicado na revista TIME, na CNN, e a jovem também foi destaque no anuário da Vice.

Isabella Lanave
Isabella Lanave / Arquivo pessoal

Valda Nogueira

Você sabia que um quarto de todo o Brasil é ocupado por comunidades tradicionais? Além disso, existe um extenso material fotodocumental que você pode acompanhar pelo trabalho produzido pela fotógrafa Valda, que possui um olhar sensível e humanizado. Ela é especialista neste segmento, no qual tua há seis anos. Confira, e se inspire, nas fotografias da Valda acessando aqui.

Valda Nogueira
Valda Nogueira / Arquivo pessoal

 

Bruna Teixeira
Apaixonada por jornalismo, acredita na profissão como uma ferramenta de transformação social e pessoal. Entusiasta do jornalismo digital e com vivência em marketing digital, Bruna já passou pela redação da BandNews FM, Rede Massa, e também pela Gazeta do Povo – onde contribuiu para a apuração da série “Crime Sem Castigo”, vencedora do Esso em 2013. Fale com ela pelo [email protected]