5 leituras obrigatórias sobre fotojornalismo

Fotojornalismo não se limita à técnica e à composição. É importante saber disparar o obturador e capturar uma cena. Para o ofício da profissão, no entanto, é preciso ter conhecimento de mundo para captar recortes de realidade. O fotojornalismo carrega informações com notícias sobre gente, denúncia, imagens que chocam e também imagens que sensibilizam. 

6 fotojornalistas para você se inspirar e acompanhar o trabalho pelo instagram

Para você que tem interesse em fotojornalismo, o Brio pediu indicação para a Dra. Maria Zaclis, especialista em fotojornalismo, indicar leituras obrigatórias para quem tem interesse na área e quer aumentar o repertório.

clube do bangue bangue, leitura obrigatóriaO Clube do Bangue-Bangue, de Greg Rinovich e João Ferreira

Leitura obrigatória para todo jornalista. A história de quatro repórteres fotográficos que captaram em suas lentes os conflitos violentos entre facções negras nos últimos anos de apartheid, na África do Sul, também conhecidos como o Clube do Bangue-Bangue. Dois deles decidiram contar a história e refletir sobre a ética e a linha tênue que separa os repórteres a captar a melhor imagem e a vontade de interferir nos fatos. Da Editora Companhia das Letras.

leitura obrigatória fotojornalismo

Os tempos da fotografia: o efêmero e o perpétuo, de Boris Kossoy

A obra faz parte de uma trilogia indispensável porque reúne textos sobre imprensa, memória e história. As fotografias contidas no livro servem como fonte de pesquisa e até objeto de estudo, uma vez que a obra faz reflexões sobre as imagens e suas relações entre representação e fato, aparente e o oculto. Da Editora Ateliê.

leitura obrigatória fotojornalismo

Imagens da fotografia brasileira 1 e 2, de Simonetta Persichetti.

Depoimentos e entrevistas de fotógrafos em atividade no Brasil, apresentando algumas obras de cada um. No livro, a pauta é o que eles pensam a respeito do próprio trabalho, e um panorama sobre a expansão do território tupiniquim. Da Editora Estação Liberdade.

leitura obrigatória sobre fotojornalismo

Fotografia e Jornalismo: a informação pela imagem, de Dulcília Schroeder Buitoni e Magaly Prado

Aborda as principais técnicas da fotografia e oferece um panorama dos principais conceitos utilizados. Hiperimagem, imagem pós-fotográfica, imagens semoventes e imagem complexa estão entre os conceitos utilizados. Da Editora Saraiva.

Fotojornalismo: introdução à história, às técnicas e à linguagem da fotografia na imprensa, de Jorge Pedro de Sousa

Para compreender os principais conceitos do fotojornalismo, a obra é dedicada a profissionais que querem registrar a representação do mundo com imagens informativas, chocantes, de denúncia e até mesmo sensíveis. Da Editora Letras Contemporâneas.

*

Produza pautas e venda todas elas através do curso The Independent. Acesse para saber mais.

Bruna Teixeira
Apaixonada por jornalismo, acredita na profissão como uma ferramenta de transformação social e pessoal. Entusiasta do jornalismo digital e com vivência em marketing digital, Bruna já passou pela redação da BandNews FM, Rede Massa, e também pela Gazeta do Povo – onde contribuiu para a apuração da série “Crime Sem Castigo”, vencedora do Esso em 2013. Fale com ela pelo [email protected]